A nuvenzinha que não sabia o que era chuvinha
Cumulusina é a uma pequena nuvem que, com a ajuda de outras amigas nuvenzinhas, descobre o que é a chuva. “São gotinhas de água, que caiem quando ficam gordinhas”, dizem as amiguinhas.
Tudo começou como um pequeno desafio, uma primeira tentativa de escrever uma história estruturada em estrofes. Como o conto é relativamente curto e as ilustrações são simples pensámos que deveria ser possível criar um livrinho com a nossa 3D. Porque não imprimir um livro que permitisse ao leitor uma experiência táctil diferente da habitual?
E assim começou uma nova aventura. Foi necessário percorrer algumas etapas como, por exemplo, perceber se seria mesmo exequível imprimir o texto, digitalizar os desenhos e manipulá-los num programa CAD, ou escolher os melhores parâmetros de impressão.
No processo, deparámo-nos ainda com um grande desafio técnico – imprimir a cores. As ilustrações necessitavam de cor, não apenas mais uma ou duas cores, mas de uma paleta de cores.
Para conseguirmos imprimir o livro utilizando várias cores:
- recorremos ao nozzle diamante que permite efectuar misturas de 3 cores, usando 3 filamentos distintos e 3 extrudores;
- adicionámos um Y-spliter (como este) e mais dois extrudores, permitindo um número maior de cores (mantém-se o número de filamentos usados em simultâneo, mas torna-se possível substituir uma das cores anteriores por outra);
- implementámos tudo isto na Brontosaurus, a nossa maior impressora.
Após alguns testes. conseguimos imprimir dois ou três exemplares, mas ainda temos que afinar alguns detalhes. Em baixo, uma fotografia de duas páginas do livro.
Uma ideia que, apesar de ter começado como uma pequena brincadeira experimental, se transformou num grande desafio em torno da impressora 3D.
Em breve, disponibilizaremos mais informação sobre o andamento deste projeto.
Até já!